Artigos

Transmisor FM com Raspberry Pi e PiFM

Recentemente, estive a procurar por projetos interessantes na Internet para testá-los e fazer algum tutorial e encontrei um artigo que mostrava uma guia para construir o meu próprio transmissor FM com Raspberry Pi.

A ideia é muito simples, vamos usar um arquivo de audio para emiti-lo do nosso Raspberry Pi e fazer com que possa ser sintonizado desde qualquer radio FM. Para isso, vamos usar o PiFM, um programa desenvolvido em C por Oliver Mattos e Oskar Weigl. Pode descarrega-lo AQUI ou AQUI.

Para que o transmissor funcione, vamos necessitar de uma antena de aproximadamente 20 cms, qualquer cabo largo para breadboard (placa de ensaio) servirá. O cabo será ligado ao pino GPIO4 (pino 7) que é o pino do relógio do Raspberry Pi (CLK) que é capaz de criar sinais de ondas com uma frequência de 75 MHz. As ondas de relógio normalmente são usadas para sincronizar várias ações que têm uma relação temporal entre elas.

Quando já tivermos descarregado o PiFM vamos enviá-lo para o nosso Raspberry Pi, por exmplo /home/pi/PiFM. Como pode ver, leva um par de arquivos wav. para fazer os ensaios pertinentes. Para começar a nossa emissão musical, apenas devemos abrir o terminal e navegar até ao diretório  /home/pi/PiFM com o comando:

cd /home/pi/PiFM

A seguir executamos este comando:

sudo ./pifm sound.wav 108.0
#sudo porque o programa precisa de permissões de root
#sound.wav é o arquivo de audio que queremos emitir
#108.0 é a frequência que emitiremos

O Raspberry Pi pode emitir desde 1 até 250 MHz com um alcance de 100 metros em campo aberto ainda que a banda FM útil seja de 88 Mhz a 108 Mhz na maioria dos países. Se quisermos emitir em stereo, podemos fazê-lo executando este comando:

sudo ./pifm left_right.wav 108.0 22050 stereo
#22050Hz de qualidade

Se quisermos emitir em mp3. vamos executar outro comando:

ffmpeg -i input.mp3 -f s16le -ar 22.05k -ac 1 - | sudo ./pifm -

PIME é distribuído com código fonte pronto para ser compilado. Você pode modificar a seu gosto e, em seguida, compilar a sua própria versão do PIME, para isto execute o seguinte comando no terminal:

gcc -lm -std=c99 pifm.c

Vai-nos gerar um arquivo “a.out”, podemos emitir com este comando:

sudo ./a.out sound.wav 100.3

Gostaram deste artigo ? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo.

Não se esqueçam de fazer like na nossa página no facebook.

Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na loja de componentes eletrónicos ElectroFun.

Comments

comments

Deixar uma resposta