Neste artigo, preparei-lhe um tutorial muito interessante e simples. Se gosta de ouvir música, este projeto é para si. Apenas precisa de instalar e configurar um par de programas e terá um reprodutor de radio em streaming que poderá controlar através de um ecrã tátil de 2.8, e por muito pouco dinheiro.
Há pessoas que gostam de ouvir as suas músicas favoritas enquanto realizam as tarefas domésticas ou enquanto estão na garagem a realizar os seus projetos. Este projeto permite-lhe ouvir qualquer emissora online de qualquer país através da Internet.
Preparando o Raspberry
Em primeiro lugar vamos instalar o ecrã tátil, o modelo utilizado no tutorial é um ecrã touchscreen TFT de 2.8″, 100% compatível com o modelo original de Adafruit. Se quiser instalar de forma manual, aqui tem o tutorial para instalar um ecrã TFT táctil de 2.8″ no Raspberry Pi.
Neste caso, eu descareguei a imagem de Raspbian com todas as modificações já realizadas a partir da web de Adafruit. Descargar Raspbian + TFT drivers.
Quando tivermos instalada esta imagem de Raspbian num cartão SD vamos ligar o ecrã de 2.8″ nos pinos GPIO e arrancamos o Raspberry. O ecrã vai ficar branco durante uns segundos e a seguir vai arrancar e já podemos trabalhar com ele. Primeiro, vamos atualizar o Raspberry, ligando uma janela do terminal e escrevendo estes comandos:
sudo apt-get update sudo apt-get upgrade
Quando tivermos o Raspberry, necessitamos de instalar um reprodutor de músicas em streaming. Neste projeto vamos a usar MPC e MPD (Music player client and Music player daemon), podes instala-los introduzindo este comando no terminal:
sudo apt-get install mpd mpc
Após instalar os programas MPC e MPD pode adicionar emissoras, reproduzi-las, criar playlists e muitas mais opções. Por exemplo se quisermos adicionar uma emissora e reproduzi-la introduzimos estes comandos no terminal:
#Adicionamos FlaixFM ao tracklist mpc add http://176.31.246.109:8000/flaixfm #Adiconamos uma segunda emissora ao tracklist mpc add http://miservidor2.streaming.com:8536 #Reproduzimos a primeira emissora que introduzimos mpc play 1 #Reproduzimos a segunda emissora que introduzimos mpc play 2 #Detemos a reprodução em curso mpc stop #Excluimos o tracklist mpc clear
Pode encontrar uma lista completa dos comandos que suportam MPC e MPD aqui. Não é necessário introduzir as emissoras cada vez que arranque o Raspberry já que ficam armazenadas até que execute o comando ‘mpc clear‘.
Ligar o Raspberry ao Wifi
Bem, já temos o Raspberry com o ecrã TFT ligado e funcionando, agora está na hora de ligar-se à internet, eu tenho uma ligação com WPA-PSK, para configurá-la, estes são os passos que segui. Primeiro abrimos o arquivo ‘/etc/network/interfaces‘ e modificamos o conteúdo para que fique assim:
auto lo iface lo inet loopback iface eth0 inet dhcp allow-hotplug wlan0 iface wlan0 inet manual wpa-roam /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf iface default inet dhcp
A seguir abrimos o arquivo ‘/etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf‘ e modificamos o conteúdo para que fique assim:
ctrl_interface=DIR=/var/run/wpa_supplicant GROUP=netdev update_config=1 network={ ssid="NOMEDAREDE" psk="PASSWORDDAREDE" proto=WPA key_mgmt=WPA-PSK pairwise=CCMP auth_alg=OPEN }
Agora temos que trocar NOMEDAREDE pelo SSID da rede wifi (algo como JAZZTEL_f305) e PASSWORDDAREDE pelo password que usamos para aceder à rede.
Instalando a interface gráfica
Para controlar o reprodutor, usei um pequeno programa em Python chamado ‘Radioplayer.py’ que pode descarregar a partir da web de Adafruit. Descarregamos o arquivo .ZIP e colocamos em ‘/home/pi/radio‘. Para executa-lo introduzimos estes comandos no terminal:
cd /home/pi/radio python radioplayer.py
Vai aparecer algo assim:
Carregar o reprodutor ao iniciar o Raspberry Pi
Agora vamos configurar o Raspberry Pi para que o player carregue de forma automática cada vez que o iniciemos, para isso abrimos o arquivo ‘/etc/inittab‘ e alteramos a linha:
1:2345:respawn:/sbin/getty --noclear 38400 tty1
por
1:2345:respawn:/bin/login -f pi /dev/tty1 2>&1
NOTA: Pode alterar ‘pi‘ por qualquer utilizador que queiras, inclusive ‘root‘.
Com isto, conseguimos que o Raspberry não nos peça o utilizador e a senha, libertando-nos da necessidade de usar um teclado. Agora vamos fazer com que o player se inicie automaticamente abrindo o arquivo ‘/etc/rc.local‘ e colocando mesmo antes do exit 0 estas linhas:
cd /home/pi/radio python radioplayer.py
Guardamos e reiniciamos o Raspberry Pi com o comando:
sudo reboot
Agora quando arrancamos o Raspberry Pi, a sessão vai iniciar automaticamente e vai executar logo o script em Python:
Como pode ver, eu montei todo o conjunto dentro de uma caixa ‘PiBow‘ fazendo o projeto ultra compacto e fácil de transportar. Podemos alimentar o conjunto com uma bateria externa e liga-lo com uns pequenos altifalantes e já temos todo um reprodutor de radio em streaming com Raspberry Pi.
Gostaram deste artigo ? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo.
Não se esqueçam de fazer like na nossa página no facebook.
Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na loja de componentes eletrónicos ElectroFun.