Artigos

Como transformar o Raspberry Pi num Rádio em Streaming

Neste artigo, preparei-lhe um tutorial muito interessante e simples. Se gosta de ouvir música, este projeto é para si. Apenas precisa de instalar e configurar um par de programas e terá um reprodutor de radio em streaming que poderá controlar através de um ecrã tátil de 2.8, e por muito pouco dinheiro.

Há pessoas que gostam de ouvir as suas músicas favoritas enquanto realizam as tarefas domésticas ou enquanto estão na garagem a realizar os seus projetos. Este projeto permite-lhe ouvir qualquer emissora online de qualquer país através da Internet.

 

Preparando o Raspberry

Em primeiro lugar vamos instalar o ecrã tátil, o modelo utilizado no tutorial é um ecrã touchscreen TFT de 2.8″, 100% compatível com o modelo original de Adafruit. Se quiser instalar de forma manual, aqui tem o tutorial para  instalar um ecrã TFT táctil de 2.8″ no Raspberry Pi.

Neste caso, eu descareguei a imagem de Raspbian com todas as modificações já realizadas a partir da web de Adafruit. Descargar Raspbian + TFT drivers.

 

Quando tivermos instalada esta imagem de Raspbian num cartão SD vamos ligar o ecrã de 2.8″ nos pinos GPIO e arrancamos o Raspberry. O ecrã vai ficar branco durante uns segundos e a seguir vai arrancar e já podemos trabalhar com ele. Primeiro, vamos atualizar o Raspberry, ligando uma janela do terminal e escrevendo estes comandos:

 

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

 

Quando tivermos o Raspberry, necessitamos de instalar um reprodutor de músicas em streaming. Neste projeto vamos a usar MPC e MPD (Music player client and Music player daemon), podes instala-los introduzindo este comando no terminal:

 

sudo apt-get install mpd mpc

 

Após instalar os programas MPC e MPD pode adicionar emissoras, reproduzi-las, criar playlists e muitas mais opções. Por exemplo se quisermos adicionar uma emissora e reproduzi-la introduzimos estes comandos no terminal:

 

#Adicionamos FlaixFM ao tracklist
mpc add http://176.31.246.109:8000/flaixfm
#Adiconamos uma segunda emissora ao tracklist
mpc add http://miservidor2.streaming.com:8536
#Reproduzimos a primeira emissora que introduzimos
mpc play 1
#Reproduzimos a segunda emissora que introduzimos
mpc play 2
#Detemos a reprodução em curso
mpc stop
#Excluimos o tracklist
mpc clear

 

Pode encontrar uma lista completa dos comandos que suportam MPC e MPD aqui. Não é necessário introduzir as emissoras cada vez que arranque o Raspberry já que ficam armazenadas até que execute o comando ‘mpc clear‘.

 

Ligar o Raspberry ao Wifi

Bem, já temos o Raspberry com o ecrã TFT ligado e funcionando, agora está na hora de ligar-se à internet, eu tenho uma ligação com WPA-PSK, para configurá-la, estes são os passos que segui. Primeiro abrimos o arquivo ‘/etc/network/interfaces‘ e modificamos o conteúdo para que fique assim:

 

auto lo
iface lo inet loopback
iface eth0 inet dhcp
allow-hotplug wlan0
iface wlan0 inet manual
wpa-roam /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf
iface default inet dhcp

 

A seguir abrimos o arquivo ‘/etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf‘ e modificamos o conteúdo para que fique assim:

 

ctrl_interface=DIR=/var/run/wpa_supplicant GROUP=netdev
update_config=1

network={
	ssid="NOMEDAREDE"
	psk="PASSWORDDAREDE"
	proto=WPA
	key_mgmt=WPA-PSK
	pairwise=CCMP
	auth_alg=OPEN
}

 

Agora temos que trocar NOMEDAREDE pelo SSID da rede wifi (algo como  JAZZTEL_f305) e PASSWORDDAREDE pelo password que usamos para aceder à rede.

 

Instalando a interface gráfica

Para controlar o reprodutor, usei um pequeno programa em Python chamado ‘Radioplayer.py’ que pode descarregar a partir da web de Adafruit. Descarregamos o arquivo .ZIP e colocamos em  ‘/home/pi/radio‘. Para executa-lo introduzimos estes comandos no terminal:

 

cd /home/pi/radio
python radioplayer.py

 

Vai aparecer algo assim:

 

Carregar o reprodutor ao iniciar o Raspberry Pi

Agora vamos configurar o Raspberry Pi para que o player carregue de forma automática cada vez que o iniciemos, para isso abrimos o arquivo ‘/etc/inittab‘ e alteramos a linha:

 

1:2345:respawn:/sbin/getty --noclear 38400 tty1

 

por

 

1:2345:respawn:/bin/login -f pi /dev/tty1 2>&1

 

NOTA: Pode alterar ‘pi‘ por qualquer utilizador que queiras, inclusive ‘root‘.

Com isto, conseguimos que o Raspberry não nos peça o utilizador e a senha, libertando-nos da necessidade de usar um teclado. Agora vamos fazer com que o player se inicie automaticamente abrindo o arquivo ‘/etc/rc.local‘ e colocando mesmo antes do exit 0 estas linhas:

 

cd /home/pi/radio
python radioplayer.py

 

Guardamos e reiniciamos o Raspberry Pi com o comando:

 

sudo reboot

 

Agora quando arrancamos o Raspberry Pi, a sessão vai iniciar automaticamente e vai executar logo o script em Python:

Como pode ver, eu montei todo o conjunto dentro de uma caixa  ‘PiBow‘ fazendo o projeto ultra compacto e fácil de transportar.  Podemos alimentar o conjunto com uma bateria externa e liga-lo com uns pequenos altifalantes e já temos todo um reprodutor de radio em streaming com Raspberry Pi.

 

 

Gostaram deste artigo ? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo.

Não se esqueçam de fazer like na nossa página no facebook.

Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na loja de componentes eletrónicos ElectroFun.

Comments

comments

Deixar uma resposta