Noticias

Pipplware – Novo Sistema Operativo em Português para Raspberry Pi

Chegou este mês o tão aguardado PiPplware 6.0, esta nova versão traz várias novidades das quais se destacam o suporte aos novos CM3 e Raspberry Pi Zero W, nova versão do Kodi, nova versão do RetroPie, nova versão do Chromium, entre outras novidades.

A principal novidade nesta versão, como já referimos é o suporte aos novos CM3 e Raspberry Pi Zero W. Para além disto houve especial atenção em melhorar a experiência de utilizador do PiPplware, com a actualização de todas as diferentes opções disponíveis e novas funcionalidades. As opções de arranque foram melhoradas, por exemplo no arranque direto para o Kodi, ao saírem, o EmulationStation é carregado automaticamente e em algumas opções existe a possibilidade de activar ou desactivar o auto-login.

Kodi 17

O Kodi foi actualizado para a última versão estável 17.0 “Krypton” assim como todos os addons binários. As novidades no Krypton são muitas, em especial destaque para a nova skin/interface, Estuary, ficando agora com um aspecto mais moderno em relação à já “velhinha” Confluence. Outra das novidades é o suporte oficial a joysticks no Raspberry, agora com uma opção para configurar todos os botões e alguns parâmetros adicionais. Aqui ficam outras das principais novidades:

RetroPie

O RetroPie foi também actualizado para a versão 4.1.19. A melhor e mais completa suite de retro-gaming para o RPi contém muitas novidades em relação à anterior versão presente no PiPplware.

O RetroPie está agora mais simples de configurar, independentemente dos controlos/gamepads que usem, tudo é mais fácil e com suporte a uma ainda maior diversidade de controlos como o Steam Controller e “home made joysticks” via GPIO. Novas opções de configuração gerais foram adicionadas, como por exemplo um editor de configurações RetroPie/RetroArch, uma interface web para gestão do RetroPie, possibilidade de consultar o wiki directamente no RetroPie Configuration, novos temas para o Emulation Station, etc. Todos os emuladores foram actualizados para a última versão disponível, o que significa melhor compatibilidade com jogos/roms e melhor performance.
No total são agora mais de 70 emuladores distribuídos por mais de 55 sistemas/consolas e cerca de 30 Ports. Podem consultar todos as novidades do RetroPie 4.1.19 aqui.

Chromium 56

O Chromium foi também actualizado para a versão 56, e tal como no PiPplware anterior tem suporte a Flash (sem aceleração por hardware). Mas a principal novidade aqui, para além da redução no consumo de RAM, é a nova optimização do mesmo para o Raspberry, passando agora a ser possível visualizar videos com aceleração por hardware, de forma estável.

O Pipplware 6.0 traz agora também instalado o seguinte software adicional:

  • omxplayerGUI, um leitor de videos/musica, com uma interface gráfica mínima, mas com suporte a aceleração por hardware e funciona tanto em modo janela com fullscreen. Baseado no omxplayer.
  • KWeb, um navegador web “lightweight” em alternativa ao Chromium, que utiliza o leitor omxplayerGUI para reprodução de videos web. Substitui os browsers Epiphany e Netsurf, anteriormente incluídos.
  • RealVNC (servidor e cliente), um servidor de VNC, que permite aceder e controlar remotamente, a partir de qualquer dispositivo, qualquer software presente no Raspberry, em tempo real. Possibilidade de configurar o cloud VNC que permite controlar o Raspberry, de qualquer local, via internet, sem necessidade de configurar routeamentos. Tem a possibilidade de activar o “modo experimental de captura directa”, que permite visualizar aplicações que usam a camada de renderização directa, como os terminais virtuais, o Kodi, o módulo da camara, etc, de modo semelhante ao dispmanx_vnc. Substitui o vncserver anteriormente incluído e está também desactivado por omissão, para o activarem devem ir Raspberry Pi Configuration -> Interfaces -> VNC
  • PiClone, ferramenta para clonar cartões, caso possuam um leitor de cartões USB ligado ao Raspberrry.

Download do PiPplware 6.0.

Comprar o kit completo do Raspberry Pi 3 na loja de Eletrónica e Robótica ElectroFun.

Mais informações sobre o PiPlware no site da Ppware.

Comments

comments

Deixar uma resposta