Artigos

O melhores Sistemas Operativos para Raspberry Pi

O Raspberry Pi se tornou muito popular entre os técnicos, e não sem mérito por isso. Este computador que cabe na palma da sua mão e nasceu como um projeto educacional para levar a programação para a escola tornou-se um gadget muito versátil que pode fazer quase tudo com o software certo.

A popularidade que o Raspberry Pi ganhou foi muito graças ao seu baixo custo, à flexibilidade, à enorme quantidade de software grátis disponível, à sua comunidade gigantesca (como a nossa Comunidade Raspberry Pi Portugal), centenas de projetos caseiros, modificações, caixas e acessórios. A variedade de modelos também é bastante amplo, para que possa escolher a versão mais correta para o orçamento que dispões e o projeto que pretende. Além disso para executar qualquer tipo de tarefas todos os computadores precisão de um Sistema Operativo/Programa e o Raspberry Pi não é exceção.

Mesmo sendo o processo de instalação diferente do que estamos acostumados, porque, basicamente, temos de escrever a imagem do SI no cartão de memória e ligar o dispositivo. Agora, qual é o melhor sistema operacional? Isso depende do uso que quer dar ao hardware. Alguns sistemas têm um perfil de “tradicional”, enquanto outros se voltam para tarefas mais específicas. Vamos de seguida ver algumas opções:

Raspbian

Raspbian é uma versão do Linux baseado em Debian e especialmente desenvolvido para Raspeberry, e também um dos mais populares. Na verdade, é um pouco o “Sistema Operativo Oficial” deste pequeno computador. Este S.O. já possui várias ferramentas entre elas software educacional para a programação e para uso geral, como um cliente de e-mail, um navegador web ou até mesmo o LibreOffice suíte como ferramentas de escritório, etc.

Fedora

Mas o Raspbian não é a única distro Linux que pode instalar em um Raspberry Pi. Existe por exemplo,o Fedora, que criou uma versão especial para Raspberry Pi 2. O projeto tem uma vasta documentação online, e também para informações a todos os níveis (algo utíl para quem não domina a programação ou ambiente Linux). Poderá obter a versão para instalar no seu Raspberry Pi no site oficial do Fedora.

Arch Linux

Quer outra distro de Linux num ambiente diferente? Tente o Arch Linux, uma opção que está incluída no software de instalação para Raspberry Pi o NOOBS. É um ideal para um pequeno computador num Raspberry Pi com um design simples, rápido e minimalista.

Kano OS

Já ouviu falar no computador com o nome Kano? Kano OS é o sistema operativo que está incluído no Kit Kano, o computador especialmente concebido para crianças. O Kit Kano custa aproximadamente 200 €, mas o sistema operativo é gratuito e pode instalar em qualquer Raspberry Pi. Neste caso este SO é orientado para as crianças tendo um interface um pouco infantil. Se tem filhos ou é professor, pode ser uma opção interessante no seu caso.

Windows IoT Core

Existe algum Sistema Operativo que não seja o Linux? Claro que sim! Um dos exemplos que pode testar, é esta versão especial do Windows para Raspberry Pi. Obviamente, não esperamos encontrar uma versão completa do Windows que pode ter no seu PC normal, mas é uma plataforma windows de desenvolvimento para programadores de dispositivos interligados à Internet (o tão falado Internet das coisas ou IoT).

OSMC

Além dos sistemas operativos, podemos tornar o Raspberry Pi o nosso Centro Multimédia ligado a uma TV, e assim instalar um sistema gestor de musicas/Videos/TV/Jogos e usar o Raspberry Pi. Uma opção popular é o OSMC, um gestor de media baseado em Kodi (anteriormente XBMC). OSMC é provavelmente um dos gestores mais fáceis de utilizar os seus conteúdos multimédia que pode instalar no seu Raspberry Pi, perfeito para utilizadores com pouca experiência neste campo. Sendo um sistema bastante simples e intuitivo.

Para aqueles que já conhecem um pouco mais, o OSMC suporta plugins Kodi e ser baseada no Debian, tem suporte para SSH, FTP e outras formas de ligação e partilha de conteúdo.

OpenELEC

Outra opção popular para gestor multimédia no Raspberry Pi é o OpenELEC (vindo do Aberto Linux Embedded Entertainment Center). Como o Arch Linux, também é uma opção disponível no NOOBS, por isso é muito fácil de instalar e configurar.

Como OSMC, o OpenELEC também é baseado em Kodi; na verdade o ambiente de navegação é muito semelhante à versão original Kodi, mas eliminando todas as opções sem importancia, mantendo as opções basicas e limpas do sistema. O foco está na velocidade: é simples, rápido e direto ao ponto: reproduzir todo o conteúdo multimédia que você colocar dentro do alcance da sua rede de Internet doméstica.

Pi MusicBox

Gosta de uma boa musica ambiente? Para trabalhar, estudar ou desfrutar? então esta pode ser a melhor opção para instalar no seu Raspberry Pi o PI MusicBox, gestor especializado em streaming de música, o qual não apenas pode ouvir todas as musicas que colocar no PC, Pen USB, Disco externo, Cartão Micro SD, mas também ouvir a sua música favorita do Spotify, Google Music, SoundCloud. Todo o controlo de reprodução é feita através de uma aplicação para o Smartphone ou Tablet.

RetroPie

RetroPie como o nome sugere, é um sistema operativo orientado para jogos, especialmente jogos antigos retro ou arcade, através de ROMs. Pode jogar com o seu Raspberry Pi para torná-lo um consola de jogos de arcada. de pleno direito. O RetroPie suporta mais de 50 conjuntos de jogos, dependendo das ROMs que instalar, pode ser personalizado com temas e instalado em qualquer sistema Linux baseado em Debian.

Para dar mais entusiasmo a este sistema e simular uma máquina real de jogos, sugerimos que adicione um conjunto de botões e joystick tal como as máquinas dos salões de jogos, poderá comprar na loja de eletrónica ElectroFun.

Pipplware

Em Portugal, também já se desenvolvem sistemas operativos para correr no Raspberry Pi, atualmente já vai na versão 6 conhecido como Pipplware desenvolvido pela PPlware. Neste caso este sistema é dos nossos favoritos além de vir em português, já tem uma serie de ferramentas que permitem que seja utilizado com Ambiente de Trabalho para as tarefas normais num computador, como pode ser usado para jogos e centro multimédia.

 

Comments

comments

Deixar uma resposta