Artigos

Como monitorizar o Raspberry Pi à distancia com RPI-Monitor

RPi-Monitor é uma aplicação que permite monitorizar certos parámetros do Raspberry Pi, como a carga do CPU, o consumo de memoria RAM e da temperatura do processador em tempo real. Também nos permite gerar estatísticas e ver o comportamento destes parâmetros durante um período de tempo determinado.

Para representar toda esta informação dispõe de um interface web ao qual podemos aceder de qualquer navegador, seja do escritório, seja de telemóvel, aderindo ao IP local do Raspberry pela porta: 8888.

Como instalar RPi-Monitor

Podemos instalar o RPi-monitor de 2 maneiras, uma é abrindo a aplicação no Pi Store Raspberry Pi, iniciamos a sessão ou registamos-nos em Pi Store com nossos dados e posteriormente procuramos pela aplicação RPi-Monitor e instalámo-la.

Esta é a forma fácil de instalar a aplicação.

Agora vamos ver outra forma de instalar o Rpi-Monitor no Raspberry. A primeira coisa a fazer é descarregar o pacote do GitHub e instalar por SSH o Raspberry com Putty. Também podemos descarregá-lo diretamento do terminal com estes comandos:

cd /home/pi #Para cambiar de directorio a /home/pi/
sudo wget https://github.com/XavierBerger/RPi-Monitor-deb/raw/master/packages/rpimonitor_2.7-1_all.deb
#Descargará el archivo a /home/pi

Depois de descarregar o pacote, vamos instalar algumas dependências de que necessita a aplicação e a seguir vamos descomprimir e instalar mediante o comando “sudo dpkg -i”:

sudo apt-get install librrds-perl libhttp-daemon-perl
sudo dpkg -i rpimonitor_2.7-1_all.deb

Se tudo correr bem, agora já podemos aceder ao Raspberry através do seu IP local e a porta 8888 (ex: http://192.168.1.128:8888) Vai nos aparecer uma janela como esta:

 

Devemos pressionar START ou podemos digitalizar o código QR com o nosso telemóvel para aceder. Se não conseguir entrar reinicie o serviço de Rpi-Monitor escrevendo este comando no terminal:

sudo service rpimonitor restart

Se correr tudo bem, já pode entrar.

Lembre-se que pode trocar o portal de acesso do Rpi-Monitor editando a opção “daemon.port=8888” no arquivo “/etc/rpimonitor/daemon.conf” do seu Raspberry.

Mostrar dados em tempo real

Como pode observar os dados da página principal, não se atualizam em tempo real, para ativar esta função devemos fazer click na flange CONFIGURATION e ativar estas 2 opções:

As estatísticas vão aparecer num gráfico como este:

Shell in a Box do RPI-Monitor

Rpi-Monitor também dispões da opção “Shell in a Box”. A autenticação como utilizador executa-se ao nível do Sistema Operativo e o seu acesso não está protegido de nenhuma forma, a única medida preventiva é o acesso via HTTPS. Podemos aceder ao Shell in a Box de Rpi-Monitor através do portal 4200. (Ex: https://192.168.1.128:4200).

Gostaram deste artigo ? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo.

Não se esqueçam de fazer like na nossa página no facebook.

Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na loja de componentes eletrónicos ElectroFun.

Comments

comments

Deixar uma resposta