Artigos

Mini servo motor SG90 com rotação contínua

O mini servo motor SG90 é um servo motor muito comum em modelismo devido ao seu tamanho reduzido, a sua potencia e o seu baixo preço. O seu ângulo máximo de rotação é de 180º mas neste tutorial vamos aprender a modificar este pequeno servo para que possa rodar 360º de forma contínua.

Instruções

Em primeiro lugar retiramos os 2 parafusos largos que seguram o corpo do servo motor localizados na base com uma chave de fendas de estrela pequeno.

 

Removemos a cobertura superior e deixamos a descoberto a caixa de velocidades do servo motor. Agora removemos as engrenagens e a vareta e separámo-las para a subsequente montagem.

Como já removemos os parafusos de fixação, já o podemos desmontar completamente. Ficando assim:

Agora, se olharmos para os cabos, veremos que há 2 que vão desde a placa do circuito até o motor e 3 até um potenciómetro escondido na caixa.

Vamos assim cortar os 3 cabos do potenciómetro bastante curtos, tem-se que eliminá-los. Quando fizermos isto, vem a parte mais complicada: Temos que soldar 2 resistências em série sobre a placa, onde estavam os cabos do potenciómetro.

Temos que soldá-los desde os extremos até à soldadura central. Em teoria, com 2 resistências de 20 Ohm, já nos é possível, mas eu não as tinha em casa por isso utilizei 2 de 100 Ohms que ainda não tinha usado e funciona da mesma forma. O resultado é este:

Temos que recortar uma perna de cada resistência para que para que ao dobrá-la sobre a placa se torne o mais compacto possível, já que vamos ter que meter todo o conjunto dentro da caixa do servo. Fica assim:

Agora já podemos meter a placa na caixa e fechá-la. Anteriormente, desmontamos a caixa de velocidades do servo motor SG90, entre as engrenagens há uma roda com uma vareta. Se reparar, a roda tem uma flange na parte inferior, isto faz de stop mecânico. Temos que cortar a flange para permitir ao motor rodar 360º, pode fazer isso com um cortador, um bisturi ou o que você tiver à mão. A foto está distorcida mas vai-lhe dar uma ideia de onde encontrar a flange.

Quando fizermos isto, já podemos voltar a montar a caixa de velocidades, colocando cada engrenagem no seu sítio e colocando um pouco de graxa. A seguir colocamos a cobertura superior e já temos o nosso servo motor modificado! Agora pode rodar 360º de forma contínua!!

Gostaram deste artigo ? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo.

Não se esqueçam de fazer like na nossa página no facebook.

Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na loja de componentes eletrónicos ElectroFun.

Comments

comments

Deixar uma resposta