Artigos

IoT com o Raspberry PI – myDevices Cayenne

Se tem ou está a pensar adquirir um Raspberry Pi saiba que está perante um mini  PC de baixo custo mas com excelentes capacidades para criar ou testar vários projetos disponíveis na Internet.

Hoje em dia já existe uma grande oferta de ferramentas destinadas a facilitar a vida aos não-programadores, que da mesma forma se interessam pelo potencial destes equipamentos.

myDevices Cayenne: O mundo do IoT no teu Raspberry PI

O projecto que damos hoje a conhecer chama-se myDevices Cayenne e é um primeiro passo para quem quiser entrar no mundo da Internet of Things usando um simples Raspberry PI. Se ainda não comprou o seu tem na ElectroFun uma boa oportunidade de experimentar este Mini PC a um preço também mini.

O myDevices Cayenne é uma plataforma desenvolvida com o foco para a Internet of Things usando o popular Raspberry PI e Arduino. Com esta plataforma, que é gratuita, os utilizadores podem criar facilmente um protótipo na área do IoT e interligar os mais diversos componentes de uma forma muito simples e rápida.

Como instalar o Cayenne  no Raspberry Pi?

Ao contrário de outras plataformas, o myDevices Cayenne é muito simples de instalar no RPI. Para tal basta ter o Raspberry PI ligado à Internet.  Caso pretendam instalar directo no RPI basta que executem o seguinte comando:

wget --content-disposition https://cayenne.mydevices.com/dl/1nlk52awm9
sudo sh rpi_1nlk52awm9.sh –v

De seguida instalar a APP correspondente ao seu Smartphone Android ou iPhone/iPad.

Depois de instalada a plataforma e o agente, basta acederem com a vossa conta para, através de uma interface gráfica da plataforma ou Aplicação para Smartphone, visualizarem as mais diversas informações do vosso RPI. Como podem ver, a plataforma mostra de uma forma muito intuitiva informações sobre a memória, estado da CPU, memória de armazenamento disponível, etc.

 

Na lateral é ainda possível aceder remotamente ao equipamento, fazer reboot, shutdown e proceder a algumas configurações.

 

 

Outra das opções é a possibilidade de proceder às configurações na interface GPIOGeneral Purpose Input/Output, que nos permite interligá-lo com outros dispositivos (ex. LEDs, sensores, relés, contatores, etc).

Na prática os GPIO são, basicamente, portas programáveis de entrada e saída de dados.

 

 

Por fim é também possível criar facilmente Triggers e alertas.

As imagens seguintes foram tiradas da app myDevices Cayenne a ser executada num iPhone.

 

 

Desta forma podemos afirmar que este é sem dúvida um grande projecto que facilita o acesso ao vosso RPI a partir de qualquer lugar. Caso tenham sensores acoplados ao RPI, podem também obter as informações dos mesmos através de uma interface bem organizada e elegante.

Deixamos aqui um video para ver como funciona esta plataforma:

 

Gostaram deste artigo ? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo.

Não se esqueçam de fazer like na nossa página no facebook.

Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na loja de componentes eletrónicos ElectroFun.

Comments

comments

Deixar uma resposta