Artigos

Instalar uma placa de som USB

Este tutorial vai-lhe ensinar como instalar uma placa de som USB no Raspberry Pi. Como já sabe, o nosso Raspberry Pi já dispõe de uma saída de audio onde podemos ligar uns altifalantes ou uns auriculares, mas se procuramos melhor qualidade de som ou dispor de uma entrada de audio para gravar, temos que usar uma placa de som externa. Vamos dispor de duas opções igualmente válidas:

Uma solução é comprar uma placa Wolfson Audio que está ligada aos pinos GPIO do nosso Raspberry Pi e dispõe de várias entradas e saídas de audio. Esta placa está a venda aproximadamente por 30€. É tem este formato:

Outra solução é usar uma placa de som USB, as funções desta placa USB estão muito mais limitadas já que muitas vezes têm apenas uma entrada e uma saída de audio. Este tipo de placas são ideais para pequenos projetos.

Esta placa de som em particular usa o chipset de audio C-Media suportado a 100% por Alsa (Advanced Linux Sound Architecture) em Raspbian. Neste tutorial vamos aprender a instalar o placa e a configurá-la como dispositivo predeterminado de entrada e saída de audio.

 

Preparando o Raspberry Pi

Em primeiro lugar, arrancamos o Raspberry Pi com a placa de som ligada a um porto USB. Ao finalizar o arranque do sistema operativo, introduzimos este comando na consola para listar todos os dispositivos USB ligados:

 

lsusb

 

Vai-nos aparecer algo assim:

 

 

A placa de som USB foi detetada corretamente, como pode ver aparece na última posição como ‘C-Media Electronics, Inc. Audio Adapter‘. Como não quero usar a saída de audio do Raspberry Pi, tive que editar o arquivo de configuração que controla os dispositivos de audio do sistema operativo. Para isso, vamos abrir o arquivo  /etc/modprobe.d/alsa-base.conf com o editor de textos através deste comando:

sudo nano /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

 

Vai-nos aparecer isto:

 

 

Agora vamos editar a linha onde diz options snd-usb-audio index=-2, esta linha não permite que se use o dispositivo de audio USB como dispositivo predeterminado, vamos colocar um # a trás para anular essa linha, ficando assim:

 

# options snd-usb-audio index=-2

 

Opcionalmente podemos introduzir/modificar estas 2 linhas que vão forçar a saída de audio do Raspberry Pi a passar para segundo plano:

 

options snd-usb-audio index=0
options snd_bcm2835 index=1

 

Ao acabar, pressionamos Ctrl+X e a seguir Enter para guardar as alterações no arquivo e depois reiniciamos o Raspberry Pi com este comando:

 

Sudo reboot

Testando a nova configuração de audio

Se fizemos tudo bem, já podemos usar a placa USB como dispositivo de audio predeterminado, podemos descarregar um arquivo de audio ao Raspberry pi e testar se já está a funcionar corretamente, para isso testamos com o seguinte comando:

aplay /home/pi/test.wav

 

Agora já pode ouvir o audio sem problemas.

 

Ajustar o volume de entrada-saída

Pode ser que se ouça demasiado baixo ou demasiado alto, para ajustar o volume de entrada ou de saída introduzimos o seguinte comando na consola:

alsamixer

 

E vai-nos aparecer isto:

 

 

Nesta janela temos representados os volumes de entrada de audio (mic) e de saída (speakers). Com as setas esquerda e direita selecionamos a coluna que nos interesse e com as setas acima e abaixo alteramos o valor.

Lembre-se que se passa o 80-90% o audio pode distorcer. Para guardar as alterações, pressionamos Esc e a seguir introduzimos este comando na consola:

 

sudo alsactl store

 

Gostaram deste artigo ? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo.

Não se esqueçam de fazer like na nossa página no facebook.

Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na loja de componentes eletrónicos ElectroFun.

Comments

comments

Deixar uma resposta