Artigos

Como instalar o Minecraft no Raspberry Pi

Neste tutorial, quero-lhe mostrar como instalar Minecraft no Raspberry Pi. O Minecraft é um jogo de tipo “SandBox”  e com gráficos estilo “pixel” criado originalmente por Markus Persson e desenvolvido pela sua empresa, Mojang AB graças a uma campanha no Kickstarter. O jogo foi lançado à venda em 2009 quando ainda se encontrava em fase “alpha” e apenas se lançou a versão final em 2011. A partir daí, venderam-se quase 60 milhões de cópias do jogo. Minecraft foi adquirido pela Microsoft em Setembro de 2014 por 2.500 milhões de dólares.

 

 

Para jogar, temos que explorar o ambiente para conseguir comida porque há uma barra que vai descendo enquanto o tempo passa, a qual devemos manter sempre o mais completa possível sem que chegue a zero. Também devemos arranjar materiais básicos como madeira, pedra ou metal para criar objetos como ferramentas, mobiliário, materiais de construção, armas, etc.

 

 

O jogo tem um ciclo de dia/noite de 20 minutos, ou seja, 10 minutos de dia e 10 minutos de noite. Durante a noite, aparecem umas criaturas chamadas “Mobs” que  o perseguirão para atacá-lo por isso conseguir um refúgio será uma das suas prioridades no primeiro dia. Este modo chamado sobrevivência não em um objetivo definido e simplesmente devemos sobreviver aproveitando o nosso engenho e adaptando-nos ao ambiente.

 

 

O jogo dispõe de um modo multijogador que nos permite ligar a servidores para jogar com outras pessoas em tempo real. Também dispõe de mini jogos no modo Minecraft Realms.

Uma vez feitas apresentações, vamos ver como instalar Minecraft no Raspberry Pi passo a passo e de um modo simples e sem complicações.

 

Instalar o Minecraft

Inicialmente o que vamos fazer será descarregar a versão mais recente do Raspbian a partir da página oficial do Raspberry Pi e instalamos a imagem num cartão SD com Win32 Disk Imager.

A seguir ligamos o Raspberry Pi e a partir do menu ‘raspi-config’ vamos expandir a divisória do cartão de memoria e de seguida vamos configurar as opções de localização. A seguir reiniciamos o Raspberry Pi.

Agora vamos descarregar o pacote que contem o jogo a partir da página do Minecraft para Raspberry Pi e a seguir vamos descomprimi-lo em /home/pi/. Para isso, escrevemos este comando no terminal:

 

cd /home/pi
wget https://s3.amazonaws.com/assets.minecraft.net/pi/minecraft-pi-0.1.1.tar.gz
tar -zxvf minecraft-pi-0.1.1.tar.gz

 

Ao descomprimir o pacote de Minecraft, cria-nos uma pasta chamada “mcpi”, entramos nela através do comando:

 

cd /mcpi

 

Finalmente, executamos o jogo através deste comando:

 

minecraft-pi

 

Já tem o Minecraft instalado, agora nas opções do jogo podes alterar as configurações do teclado e do rato e ajustá-los às tuas necessidades.

 

 

Criando um acesso direto no escritório

Ter que escrever comandos no terminal para executar o jogo pode ser complexo, para o ajudar tem aqui uma forma de para criar acesso rápido no ambiente de trabalho para poder executar o jogo de forma fácil  apenas com 2 clicks.

Em primeiro lugar, descarrega esta imagem e coloca-a na pasta ‘mcpi‘.

Agora deve clicar com o botão direito do rato sobre o Ambiente de Trabalho do Raspbian e faça ‘Create new‘ e ‘Blank file‘ e como nome ‘minecraft.desktop‘.

Uma vez criado o arquivo em branco no Ambiente de trabalho, abriremos com qualquer editor de textos e dentro copiamos:

[Desktop Entry]
Name=Minecraft Pi Edition
Comment=Launch Minecraft Pi Edition!
Exec=sh -c 'cd ~/mcpi && lxterminal -l -t Minecraft -e ./minecraft-pi'
Icon=/home/pi/mcpi/ico.png
Terminal=false
Type=Application
Categories=Application;Games;
StartupNotify=true

Agora já podemos guardar as alterações. No Ambiente de trabalho vamos ver algo como isto:

Agora basta clicar por cima do ícone para jogar!

Gostaram deste artigo ? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo.

Não se esqueçam de fazer like na nossa página no facebook.

Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na loja de componentes eletrónicos ElectroFun.

Comments

comments

Deixar uma resposta