Artigos

Criar um backup do cartão SD do Raspberry Pi

Como já se sabes, desligar o Raspbery Pi da fonte de alimentação é quente, ou seja, com o sistema operativo em execução, ou mesmo um corte no fornecimento elétrico da sua casa, pode corromper o sistema de arquivos do cartão SD que faz de disco duro e arruinar todas as horas de trabalho que dedicamos ao nosso projeto. Isto deve-se ao facto de existir uma série de processos críticos realizados a nível de software no momento de encerramento do sistema operativo.

Neste tutorial vamos aprender a criar um backup (copia de segurança) do cartão SD de duas formas distintas, uma delas realiza-se a partir do terminal do Raspberry e a outra através de uma aplicação para Windows chamada Win32DiskImager. Esta aplicação permite tanto criar cópias de segurança como grava-las de novo num cartão SD por isso devemos tê-la sempre à mão já que facilita o trabalho, sobretudo a quem está habituado a Windows e não estão acostumados a usar o terminal.

Backup a partir do terminal

Para criar um backup do cartão SD a partir do terminal, vamos usar o comando dd que nos vai criar uma cópia idêntica dos arquivos e dispositivos que indiquemos a um arquivo .img pronto para ser regravado. Apenas temos que escrever estes 2 comandos no terminal:

sudo umount /dev/mmcblk0p1 && sudo umount /dev/mmcblk0p2
sudo dd if=/dev/mmcblk0 of=/media/misbackups/mibackup.img bs=1M

Em primeiro lugar, desmontamos a divisória /boot (/dev/mmcblkp01) e / (/dev/mmcblkp02) para evitar erros e em segundo lugar copiamos o cartão SD. O parámetro if indica a origem, o parámetro of o destino e bs=1 indica a dd que transfira os dados em blocos de 1MB, com isto reduzimos o tempo que demora a gravar a imagem em 4 minutos aproximadamente para um cartão Kingston de 4 GB (1 minuto por GB). Também podemos realizar a operação ao contrário e trocar os parámetros if e of para gravar um backup que tenhamos feito ao cartão SD.

Backup com Win32DiskImager

Win32DiskImager é uma aplicação para Windows que nos permite fazer backups e escrevê-los de novo, simplesmente precisamos de selecionar a unidade do cartão SD e o nome do arquivo da imagem. Este programa é muito mais simples de usar e evita-nos o uso do terminal, mas requere um pc Windows com leitor de cartões. Pode descarrega-lo grátis aqui: Win32DiskImager.

Backup das bases de dados

Se tem bases de dados MySQL no Raspberry Pi e quer fazer uma cópia de segurança à parte pode utilizar o comando mysqldump no terminal:

mysqldump nome_base_de_dados > arquivo_de_destino.sql

Este comando cria uma cópia de segurança na base de dados “nome_base_de_dados” a um arquivo chamado “arquivo_de_destino.sql”. Tenha em conta que neste caso não indicamos nem o nome de utilizador nem a senha, para fazermos isso vamos usar este comando:

mysqldump -u UTILIZADOR -p PASSWORD nome_base_de_dados > arquivo_de_destino.sql

Backup da pasta home

Para fazer cópias de segurança da pasta /home/ pode-se usar o comando tar e guardar uma cópia da mesma no computador de casa. Para isso vamos introduzir os seguintes comandos no terminal:

cd /home/
tar czf pi_home.tar.gz pi


Gostaram deste artigo ? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo.

Não se esqueçam de fazer like na nossa página no facebook.

Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na loja de componentes eletrónicos ElectroFun.

Comments

comments

Deixar uma resposta