Artigos

Como iniciar o Raspberry Pi em Modo Quiosque

Já notou as montras das lojas onde onde encontra ecrãs enormes mostrando todo o tipo de vídeos promocionais? Ou na sala de espera dos hospitais ou do dentista, onde há um ecrã mostrando informação ?

O sinal procede de um computador escondido, o qual é um desperdício brutal de energia se está escondido o dia todo, inclusive de noite. Neste tutorial vai aprender a iniciar o Raspberry Pi em modo quiosque para mostrar informação útil num ecrã de forma totalmente automatizada. Basta ligá-lo e consome apenas 3,5 Watts.

 

 

Iniciar sessão automaticamente

Como já sabe, quando começar com o Raspberry Pi e depois da inicialização, ele aguarda que o utilizador introduza as suas credenciais para iniciar a sessão. Em primeiro lugar vamos realizar um “desvio” para que não seja necessário introduzir esses dados, assim o Raspberry Pi vai diretamente para o terminal e fica pronto para introduzir comandos.

Abrimos com um editor de textos o arquivo ‘/etc/inittab‘ e dentro procuramos a linha:

 

1:2345:respawn:/sbin/getty --noclear 38400 tty1

 

E alteramos por esta linha (podemos trocar “pi” por outro username)

 

1:2345:respawn:/bin/login -f pi /dev/tty1 2>&1

 

Guardamos as alterações e já podemos reiniciar o Raspberry Pi, no próximo arranque poderás ver como iniciar sessão com o utilizador que está indicado (neste exemplo”pi”)

 

Automatizar a execução de aplicações

A partir daqui, já podemos executar um comando para reproduzir um video no ecrã completo ou executar um script para mostrar imagens em forma de diapositivos. Mas como enviamos o comando automaticamente cada vez que o Raspberry Pi inicia? Sem ter que escreve-lo no terminal?

Abrimos o arquivo ‘/etc/rc.local‘ e antes de “exit 0” escrevemos o nosso comando. No exemplo, eu coloquei um comando que vai iniciar o interface gráfico de Raspbian. Vai ficar assim:

su -l pi -c startx
exit 0

Criando um ‘info point’

Se quisermos mostrar informação útil como por exemplo a hora, o tempo, um video em streaming com notícias ou algo assim podemos criar uma página web interativa que se carregue no navegador web do Raspbian em ecrã completo e de forma automática.

 

Em primeiro lugar, vamos evitar que se ative o screensaver abrindo o arquivo ‘/etc/lightdm/lightdm.conf‘ e adicionando esta linha à secção ‘[SeatDefaults]‘:

 

xserver-command=X -s 0 dpms

 

Se quisermos esconder o ponteiro do cursor vamos ao terminal e instalamos ‘unclutter‘:

 

sudo apt-get install unclutter

 

E agora fazemos com que o navegador web arranque por defeito de Raspbian e que vá para o site da internet a web http://www.raspberrypiportugal.pt abrindo o arquivo ‘/etc/xdg/lxsession/LXDE/autostart‘ adicionando estas linhas:

@xset s off
@xset -dpms
@xset s noblank
@midori -e Fullscreen -a http://www.raspberrypiportugal.pt

 

Guardamos as alterações e se fizemos isto bem, no próximo arranque o Raspberry Pi vai iniciar a sessão automaticamente, vai abrir o ambiente gráfico do Raspbian e vai-nos abrir o navegador web em ecrã completo com a página web que indicamos.

Gostaram deste artigo ? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo.

Não se esqueçam de fazer like na nossa página no facebook.

Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na loja de componentes eletrónicos ElectroFun.

Comments

comments

Deixar uma resposta