Já notou as montras das lojas onde onde encontra ecrãs enormes mostrando todo o tipo de vídeos promocionais? Ou na sala de espera dos hospitais ou do dentista, onde há um ecrã mostrando informação ?
O sinal procede de um computador escondido, o qual é um desperdício brutal de energia se está escondido o dia todo, inclusive de noite. Neste tutorial vai aprender a iniciar o Raspberry Pi em modo quiosque para mostrar informação útil num ecrã de forma totalmente automatizada. Basta ligá-lo e consome apenas 3,5 Watts.
Iniciar sessão automaticamente
Como já sabe, quando começar com o Raspberry Pi e depois da inicialização, ele aguarda que o utilizador introduza as suas credenciais para iniciar a sessão. Em primeiro lugar vamos realizar um “desvio” para que não seja necessário introduzir esses dados, assim o Raspberry Pi vai diretamente para o terminal e fica pronto para introduzir comandos.
Abrimos com um editor de textos o arquivo ‘/etc/inittab‘ e dentro procuramos a linha:
1:2345:respawn:/sbin/getty --noclear 38400 tty1
E alteramos por esta linha (podemos trocar “pi” por outro username)
1:2345:respawn:/bin/login -f pi /dev/tty1 2>&1
Guardamos as alterações e já podemos reiniciar o Raspberry Pi, no próximo arranque poderás ver como iniciar sessão com o utilizador que está indicado (neste exemplo”pi”)
Automatizar a execução de aplicações
A partir daqui, já podemos executar um comando para reproduzir um video no ecrã completo ou executar um script para mostrar imagens em forma de diapositivos. Mas como enviamos o comando automaticamente cada vez que o Raspberry Pi inicia? Sem ter que escreve-lo no terminal?
Abrimos o arquivo ‘/etc/rc.local‘ e antes de “exit 0” escrevemos o nosso comando. No exemplo, eu coloquei um comando que vai iniciar o interface gráfico de Raspbian. Vai ficar assim:
su -l pi -c startx exit 0
Criando um ‘info point’
Se quisermos mostrar informação útil como por exemplo a hora, o tempo, um video em streaming com notícias ou algo assim podemos criar uma página web interativa que se carregue no navegador web do Raspbian em ecrã completo e de forma automática.
Em primeiro lugar, vamos evitar que se ative o screensaver abrindo o arquivo ‘/etc/lightdm/lightdm.conf‘ e adicionando esta linha à secção ‘[SeatDefaults]‘:
xserver-command=X -s 0 dpms
Se quisermos esconder o ponteiro do cursor vamos ao terminal e instalamos ‘unclutter‘:
sudo apt-get install unclutter
E agora fazemos com que o navegador web arranque por defeito de Raspbian e que vá para o site da internet a web http://www.raspberrypiportugal.pt abrindo o arquivo ‘/etc/xdg/lxsession/LXDE/autostart‘ adicionando estas linhas:
@xset s off @xset -dpms @xset s noblank @midori -e Fullscreen -a http://www.raspberrypiportugal.pt
Guardamos as alterações e se fizemos isto bem, no próximo arranque o Raspberry Pi vai iniciar a sessão automaticamente, vai abrir o ambiente gráfico do Raspbian e vai-nos abrir o navegador web em ecrã completo com a página web que indicamos.
Gostaram deste artigo ? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo.
Não se esqueçam de fazer like na nossa página no facebook.
Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na loja de componentes eletrónicos ElectroFun.