Descrição
Neste artigo, vou explicar como montar uma bateria portátil para Raspberry Pi com uma pilha de 9V e um Regulador de Tensão 7805. Este regulador transforma qualquer tensão de entrada compreendida entre 6 e 35 volts em 5 volts e 2A no máximo. O suficiente para alimentar o Raspberry Pi. Isso significa que, se ligarmos uma tomada USB na saída também podemos alimentar qualquer dispositivo USB e funcionam também a uma tensão de 5V.
Seguindo as instruções do uso do regulador 7805 devemos ligar no pino INPUT o pólo positivo da pilha e no pino COMMON o pólo negativo. O pino de OUTPUT será 5V 2A, e ligamos novamente ao pino COMMON (comum) outro fio que será a saída GND (terra). Deve ter cuidado ao trabalhar com tensões acima de 12V, porque o regulador fica quente, sendo aconselhável um dissipador de calor.
Montagem e ligações
As pilhas de 9v têm aproximadamente entre 650 e 900 mAh, sabendo que o consumo do Raspberry Pi é de 700 mAh podemos calcular que 900/700 = 1.28 horas de autonomia usando pilhas alcalinas.
ATENÇÃO: Usar a câmara ou outro módulo adicional reduzirá consideravelmente o tempo de autonomia da bateria ou pilha.
Agora vamos mostrar-lhe um vídeo no Youtube onde pode aprender a criar um carregador portátil USB com uma pilha de 9V e o mesmo regulador.
Gostaram deste artigo ? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo.
Não se esqueçam de fazer like na nossa página no facebook.
Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na loja de componentes eletrónicos ElectroFun.