Artigos

Bateria para Raspberry Pi com uma pilha de 9V

Descrição

Neste artigo, vou explicar como montar uma bateria portátil para Raspberry Pi com uma pilha de 9V e um Regulador de Tensão 7805. Este regulador transforma qualquer tensão de entrada compreendida entre 6 e 35 volts em 5 volts e 2A no máximo. O suficiente para alimentar o Raspberry Pi. Isso significa que, se ligarmos uma tomada USB na saída também podemos alimentar qualquer dispositivo USB e funcionam também a uma tensão de 5V.

Seguindo as instruções do uso do regulador 7805 devemos ligar no pino INPUT o pólo positivo da pilha e no pino COMMON o pólo negativo. O pino de OUTPUT será 5V 2A, e ligamos novamente ao pino COMMON (comum) outro fio que será a saída GND (terra). Deve ter cuidado ao trabalhar com tensões acima de 12V, porque o regulador fica quente, sendo aconselhável um dissipador de calor.

Montagem e ligações

As pilhas de 9v têm aproximadamente entre 650 e 900 mAh, sabendo que o consumo do Raspberry Pi é de 700 mAh podemos calcular que 900/700 = 1.28 horas de autonomia usando pilhas alcalinas.

ATENÇÃO: Usar a câmara ou outro módulo adicional reduzirá consideravelmente o tempo de autonomia da bateria ou pilha.

Agora vamos mostrar-lhe um vídeo no Youtube onde pode aprender a criar um carregador portátil USB com uma pilha de 9V e o mesmo regulador.

Gostaram deste artigo ? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo.

Não se esqueçam de fazer like na nossa página no facebook.

Todos os produtos utilizados neste artigo podem ser encontrados na loja de componentes eletrónicos ElectroFun.

Comments

comments

Deixar uma resposta