Artigos

Como aceder Remotamente ao Raspberry Pi

Hoje vamos ver como aceder remotamente ao nosso Raspberry Pi, estando ele na mesma rede. O acesso remoto ao Raspberry Pi pode ser feito através dos protocolos SSH ou VNC.

Acesso SSH

O protocolo SSH (Secure Socket Shell) permite aceder de forma segura ao sistema. Como referimos na seção configuração, é necessário ativar o acesso SSH, no raspi-config que surge na primeira inicialização do Raspberry Pi ou através do execução do comando raspi-config.

Do outro lado, ou seja, no computador de onde vamos aceder remotamente, devemos ter uma aplicação que permita o acesso através deste protocolo. Para os utilizadores Windows recomendamos o Putty, uma aplicação grátis e bastante popular neste tipo de questões. No ambiente OS X basta recorrer ao Terminal, um utilitário padrão deste sistema operativo.

Em ambos os casos é necessário saber qual o endereço de IP do Raspberry Pi, para tal, deve executar o comando ifconfig na linha de comandos do Raspbian. E verificar o endereço de IP atribuído ao Pi. No nosso caso o endereço é 192.168.1.107.

 

 

Através do Terminal ou do Putty efetuamos o acesso via SSH ao Raspberry Pi. Não esquecer que as credenciais padrão são:

 

username: pi
password: raspberry

 

 

Acesso VNC

Para aceder ao ambiente de trabalho gráfico do Raspberry Pi é necessário uma aplicação que suporte o acesso via VNC. Neste caso vamos usar o TightVNC – um programa open-source que permite o acesso remoto através deste protocolo.

Agora que estamos ligados via SSH ao Raspberry Pi é necessário a instalação do TightVNC. Para isso é necessário executar o seguinte comando:

sudo apt-get install tightvncserver

 

 

Durante o processo é necessário confirmar a instalação, tal como é visível, na imagem anterior.

Após a instalação basta executar o servidor de VNC através do comando vncserver. No nosso caso passamos alguns parâmetros no comando executado:

 

vncserver :1 -geometry 1280x800 -depth 16 -pixelformat rgb565:

 

 

Agora que o servidor de VNC está inicializado podemos aceder remotamente à sua interface gráfica através de um cliente de VNC. Os utilizadores Windows podem usar o RealVNC ou o TightVNC Client, enquanto no nosso caso utilizamos o Chicken em ambiente OS X.

No comando introduzido para inicializar o TightVNC, foram passados alguns parâmetros, como por exemplo, :1, que representa a porta/display utilizada pelo servidor VNC, que tem de ser referida no nosso cliente de acesso, tal como demonstra a imagem seguinte:

 

 

Após a ligação VNC é possível ter um acesso total ao Raspberry Pi através do seu ambiente de trabalho gráfico.

 

 

Num artigo futuro iremos demonstrar como aceder ao Raspberry Pi através da Internet (numa rede diferente da que está) poderá ser útil para alguns projetos e saber o estado do RPi mesmo estando geograficamente distante dele.

Gostaram deste artigo ? Deixem o vosso comentário no formulário a baixo.

Não se esqueçam de fazer like na nossa página no facebook.

Comments

comments

Deixar uma resposta